27 de julho de 2011

Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital


Foi lançada a Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital, desenvolvido pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).
Composta por 5 fascículos, esta coleção traz propostas didáticas para incorporar as tecnologias ao currículo escolar a partir de uma abordagem interdisciplinar. Os fascículos estão licenciados em Creative Commons (CC) e podem ser copiados e reproduzidos.
Para fazer o download em PDF, clique no link abaixo:

24 de julho de 2011

Dicionário da Língua Portuguesa


A Editora Hedra lançou o Minidicionário da Língua Portuguesa  é a primeira obra de referência impressa sob as licenças Creative Commons (CC-BY-NC), permitindo ao leitor reproduzir, distribuir e modificar seu conteúdo, desde que não faça dele uso comercial e mencione sempre o nome do autor.
Com 35 mil verbetes, o dicionário conta ainda com divisão silábica, indicação de pronúncia e grafia dos plurais irregulares, além da maioria dos nomes de grupos e línguas indígenas do Brasil, geralmente não dicionarizados.
O dicionário está disponível para download em pdf, segue o link;

23 de julho de 2011

Revista Tecnologias na Educação


Galera, mais um peródico on-line que recebi através do Twitter TecEdu.
A Revista Tecnologias na Educação é um periódico semestral que tem como objetivo a publicação de artigos e relatos de experiências desenvolvidos por professores de ensino fundamental e médio e por pesquisadores com foco no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Segue o link e boa leitura;
http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/

17 de julho de 2011

PING


PING é um jogo produzido para as escolas , tendo como objetivo funcionar como um ponto de partida para discutir o tema da “Pobreza” e o que significa ser pobre. Os alunos tornam-se os protagonistas do jogo. Podem escolher entre o Jim e a Sofia que, devido a certas circunstâncias da vida, acabaram na rua e precisam encontrar o seu próprio caminho.
PING demonstra que os jogos podem ajudar a introduzir a discussão sobre assuntos sociais complexos como a pobreza na sala de aula.
O game Ping pode ser utilizado on-line ou realizar o download, no site os professores encontram um manual de como trabalhar o jogo em sala de aula.
Segue o link:
http://www.povertyisnotagame.com/?lang=pt

9 de julho de 2011

Jogo da Cabanagem


O Laboratório de Realidade Virtual da Universidade Federal do Pará desenvolveu o jogo abaixo, uma excelente opção para as aulas de história.
A "Revolta da Cabanagem" é um jogo de computador educativo cuja temática é o movimento Cabano ocorrido no Pará no século XIX. O desenvolvimento durou pouco mais de 2 anos e foi financiado pela Finep. O jogo é totalmente gratuito.
Segue o link para download